LIÇÃO 1 [ADULTOS] - A Formação do Caráter Cristão-Escola Dominical EBD
Texto Áureo
"Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo
vive em mim; e a vida que agora vivo na carne vivo-a na fé do Filho de Deus, o
qual me amou e se entregou a si mesmo por mim." (Gl 5.20)
Verdade Prática
O homem nascido de novo tem o seu
caráter transformado pelo Espírito Santo.
LEITURA DIÁRIA
- Segunda - Jo 3,3: Novo nascimento, uma
transformação de dentro para fora
- Terça - Jo 2, 1-12: Jesus transforma
água em vinho
- Quarta - 2 Co 5.17: Nova criatura, novo caráter
- Quinta - Gn 3.6,7:O caráter é corrompido pelo pecado
- Sexta - Ef 4.20-24: A graça divina restaura o caráter
- Sábado - SI 1.1: Diariamente precisamos aprimorar nosso caráter
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Efésios 4.17-24
17 E digo isto, e testifico no Senhor, para que não andeis mais como
andam também os outros gentios, na vaidade da sua mente.
18 Entenebrecidos no entendimento, separados da vida de Deus pela
ignorância que há neles, pela dureza do seu coração;
19 Os quais, havendo perdido todo o sentimento, se entregaram à
dissolução, para com avidez cometerem toda a impureza.
20 Mas vós não aprendestes assim a Cristo,
21 Se é que o tendes ouvido, e nele fostes ensinados, como está a
verdade em Jesus;
22 Que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se
corrompe pelas concupiscências do engano;
23 E vos renoveis no espírito da vossa mente;
24 E vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em
verdadeira justiça e santidade.
PONTO CENTRAL
Quando, pela fé, recebemos Jesus, o
Espírito Santo transforma nosso caráter.
HINOS SUGERIDOS: 5, 390, 432 DA HARPA CRISTÃ
OBJETIVO GERAL
Mostrar corno se dá a formação do
caráter cristão.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- A Reconhecer o caráter na realidade do
homem;
- Mostrar como se deu a deformação do
caráter humano;
- Explicar a redenção do caráter humano.
INTRODUÇÃO
Neste trimestre, teremos a oportunidade ímpar de estudar a respeito do
caráter. Todo ser humano tem caráter, seja ele bom, seja ele mau, exemplar,
ímpio ou santo. Deus criou o homem bom e perfeito, mas o pecado maculou o seu
caráter. Por isso, todos necessitam de uma transformação espiritual e moral.
Veremos que somente o Deus de toda a perfeição, mediante o Filho, pode
transformar o caráter de uma pessoa.
l - O CARÁTER NA REALIDADE DO HOMEM
1. O que é caráter?
Segundo o Dicionário Aurélio, caráter é "o conjunto das qualidades
(boas ou más) de um indivíduo, e que lhe determinam a conduta e a concepção
moral". O caráter é a característica responsável pela ação, reação e
expressão máxima da personalidade. É a maneira de cada pessoa agir e
expressar-se. Tem a ver com os princípios, valores e ética de cada um.
2. Personalidade e caráter.
A personalidade pode ser definida como sendo a qualidade do que é
pessoal. Ela é a nossa maneira de ser, ou seja, aquilo que nos distingue de
outra pessoa. O caráter não é herdado. Ele é construído mediante a formação que
recebemos. Por isso, a Palavra de Deus adverte: "Instrui o menino no
caminho em que deve andar, e, até quando envelhecer, não se esquecerá
dele" (Pv 22.6).
SÍNTESE DO TÓPICO l
Deus criou o homem provido de
caráter.
SUBSÍDIO DIDÁTICO
Inicie o
tópico fazendo a seguinte pergunta: "O que é caráter?" "Existe
pessoa sem caráter?" Ouça os alunos com atenção. Incentive a participação
de todos. Diga que caráter significa marca, sinal de distinção. Em seguida leia
e comente com eles a definição de caráter apresentada na seção Conheça Mais.
CONHEÇA
MAIS
Caráter moral
[. Do
lat. Charactere do gr. kharacktér, marca, sinal de distinção. ] Natureza básica
do ser humano que o torna responsável por seus atos tanto diante de Deus como
diante de seus semelhantes. O caráter moral tem como ressonância elementar a
consciência que, como a voz secreta que temos na alma, aprova ou reprova nossas
ações. Para conhecer mais leia, Dicionário Teológico, Claudionor de Andrade,
CPAD, p. 75.
II-A DEFORMAÇÃO DO CARÁTER HUMANO
1. A Queda e o caráter humano.
Deus fez o homem perfeito, em termos espirituais, morais e físicos. No
ato divino da Criação, Ele disse: "Façamos o homem à nossa imagem"
(Gn 1.26). Fomos criados à "imagem" e "semelhança" do
Criador, logo não podemos nos esquecer que refletimos a glória divina. Se
tivermos um caráter santo. Deus será louvado por intermédio de nossas ações.
2. Imagem e semelhança de Deus.
O homem era, no seu estado original, uma imagem, ou representação
perfeita de Deus. Adão e Eva possuíam atributos morais tais como amor, justiça,
santidade, retidão. Tudo à semelhança de Deus. Não resta dúvida de que, ao
criar o homem à sua "imagem", e conforme a sua
"semelhança", Deus imprimiu nele as marcas de sua personalidade santa,
amorosa e justa.
3. A deformação do caráter humano.
O homem foi criado perfeito em toda a sua constituição: espírito, alma e
corpo (1 Ts 5.23). Porém, quando o homem deu lugar ao Diabo, e desobedeceu a
Deus, caiu da graça divina. A Queda levou-nos a perder a semelhança moral com o
Criador.
SÍNTESE DO TÓPICO II
A deformação do caráter humano veio
com a Queda.
SUBSÍDIO
TEOLÓGICO
A Queda
O
primeiro pecado da humanidade abrangeu todos os demais pecados: a afronta e
desobediência a Deus, o orgulho, a incredulidade, desejos errados, o desviar
outras pessoas, assassinato em massa da posteridade e a submissão voluntária ao
Diabo. As consequências imediatas foram numerosas, extensivas e irónicas.
O
relacionamento entre Deus e os homens, de franca comunhão, amor, confiança e
segurança, foi trocado por isolamento, autodefesa, culpa e banimento. Adão e
Eva bem como o relacionamento entre eles, entram em degeneração. A intimidade e
a inocência cederam lugar à acusação. Seu desejo rebelde pela independência
resultou em dores de parto, labuta e morte. Seus olhos realmente foram abertos,
e eles conheceram o bem e o mal, mas era pesado esse conhecimento sem o
equilíbrio de outros atributos divinos, como o amor, a sabedoria e o
conhecimento. A criação, confiada aos cuidados de Adão, foi amaldiçoada,
gemendo pela libertação dos resultados da infidelidade dele.
Por estar
a natureza humana tão deteriorada pela Queda, pessoa alguma tem a capacidade de
fazer o que é espiritualmente bom sem a ajuda graciosa de Deus. A esta condição
chamamos corrupção total— ou depravação — da natureza" (HORTON, Stanley M.
Teologia Sistemática: Uma perspectiva Pentecostal. l.ed. Rio de Janeiro: CPAD,
1996, p. 268).
Ill- A REDENÇÃO DO CARÁTER HUMANO
1. Novo nascimento, transformação do caráter.
Jesus veio ao mundo para salvar o homem da tragédia do pecado e
aproximá-lo novamente de Deus (Jo 3.16). A salvação é um dom divino. Ela é
fruto da graça divina. Pela fé em Jesus o homem recebe a salvação e se torna
uma nova criatura, completamente transformada: "Assim que, se alguém está
em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez
novo" (2 Co 5.17). O caráter daqueles que, pela fé, nasceram de novo, é
poderosamente transformado pelo poder do Espírito Santo.
2. A Palavra de Deus muda o caráter.
A salvação não é apenas uma mudança de religião, mas envolve regeneração
(Jo 3.3,7), justificação (Rm 3.24; 5.1, 9; l Co 6.11) e santificação (Hb 12.14;
l Ts 5.23). No processo de santificação, vamos sendo transformados pela Palavra
de Deus. As Escrituras têm o poder de transformar o homem, pois somente elas
podem penetrar em seu interior: "Porque a palavra de Deus é viva, e
eficaz, e mais penetrante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até à
divisão da alma, e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir
os pensamentos e intenções do coração" (Hb 4.12).
3. O caráter amoroso e santo do crente.
O cristão tem como uma de suas características principais o amor a Deus
e ao próximo (Mt 22.34-40). Quem não ama não conhece a Deus, ainda não teve seu
caráter transformado e está em trevas (1Jo 2.9,11). Unida ao amor está à
santificação, sem a qual ninguém poderá ver ao Senhor (Hb 12.14). Os que já
experimentaram o novo nascimento devem viver de modo irrepreensível (1Ts 5.23).
SÍNTESE DO TÓPICO III
Jesus Cristo veio ao mundo para a redenção do caráter humano.
SUBSÍDIO
TEOLÓGICO
A Redenção
A Bíblia
também emprega a metáfora do resgate ou da redenção para descrever a obra
salvífica de Cristo. O tema aparece muito mais frequentemente no Antigo
Testamento que no Novo. O tema aparece muitas vezes no Antigo Testamento,
referindo-se aos ritos da 'redenção' no tocante às pessoas ou aos bens. O
próprio Javé é o Redentor do seu povo, e eles são os redimidos. O Senhor tomou
medidas para redimir os primogénitos. Ele redimiu Israel do Egito e também os
remirá do exílio. Às vezes Deus redime um indivíduo; ou um indivíduo ora,
pedindo a redenção divina. Mas a obra divina na redenção é primeiramente moral
no seu escopo. Em alguns textos bíblicos, a redenção claramente diz respeito
aos assuntos morais. Salmos 130.8 diz: 'Ele remirá a Israel de todas as suas
iniquidades'. Isaías diz que somente os 'remidos', os 'resgatados', andarão
pelo chamado 'O Caminho Santo' (Is 35.8-10). Diz ainda que a 'filha de Sião' será
chamada 'povo santo, os redimidos do senhor'.
No Novo
Testamento, Jesus é tanto o "Resgatador" quanto o 'resgate'; os
pecadores são os 'resgatados'. Ele declara que veio 'para dar a sua vida em
resgate [gr. lutron] de muitos (Mt 20.28; Mc 10.45). Era um 'livramento [gr.
apolutõsis] efetivado mediante a morte de Cristo, que libertou da ira
retributiva de Deus e da penalidade merecida pelo pecado. Paulo liga nossa
justificação e o perdão dos pecados à redenção que há em Cristo. Diz que Cristo
'para nós foi feito por Deus sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção'
(1Co 1.30). Diz também que Cristo 'se deu a si mesmo em preço de redenção por
todos (1Tm 2.6)" (HORTON, Stanley M. Teologia Sistemática: Uma perspectiva
Pentecostat. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 1996, pp. 356,357).
CONCLUSÃO
Nosso caráter reflete nossos princípios. Como novas criaturas,
precisamos evidenciar os valores do Reino de Deus. O homem salvo e remido por
Cristo Jesus tem as marcas do Salvador no seu ser e no seu comportamento.
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